26 novembro 2015

Pizza da Nonna Julieta perpetuada por minha mãe e agora Barbaramente Saudável

Minha avó fazia uma pizza maravilhosa que somente minha mãe, sua nora, permaneceu fazendo. Mas, como boa natureba:), precisava fazer duas modificações importantes - usar farinha orgânica e integral!

Lembrando, essa pizza é a verdadeira, massa sem lactose e sem ovo. Esse papinho de muitas marcas que colocam na frente do pacote "sem lactose", "sem ovo", é apenas chamariz para venda, pois se a massa levar esses 2 itens, não é original, é adaptação.

Pizza leva apenas farinha de trigo, fermento biológico, água, óleo e sal, só!

Nos testes com a integral, percebi que como qualquer pão, você não pode usar só a integral, se não a massa fica muito pesada, mas dá certo usar a maior parte integral e um pouco da branca.

Dica importante, peneire a farinha integral e ela ficará mais fina. O que sobrar de farelo de trigo, pode acrescentar em outras receitas.

E a dica principal, use farinha orgânica, pois é uma farinha de qualidade com garantia e certamente o glúten não te deixará estufado e com má digestão, a farinha é de fato boa.

Essa receita rende 2 assadeiras grandes de 40cm, em torno de 12 pedaços grandes.

Ingredientes:
Para a massa
300 gramas de farinha de trigo integral
200 gramas de farinha de trigo branca
2 colheres de sopa de fermento biológico (20 gramas)
1 colher de sobremesa de sal (5 gramas)
200 ml de água morna (1 xícara)
65 ml de óleo (1/3 xícara)

Para o molho
3 tomates
1/2 cebola grande
1 dente de alho
3 raminhos de manjericão
1 colher de sobremesa de açúcar

Para a cobertura, você pode utilizar diversos ingredientes mas o básico são 400 gramas de mussarela ralada  para 1/2 kg de farinha.

Preparo:
Dissolver o fermento na água. Acrescentar o óleo e misturar bem. Acrescentar o sal e a farinha aos poucos misturando com o fermento dissolvido e começar a sovar a massa, até que ela solte das mãos. Quando estiver bem uniforme, bater a massa numa superfície lisa e enfarinhada, como fazem nas pizzarias. Isso ajuda no processo de fermentação.
Colocar em uma vasilha, cobrir com um pano e manter em local fechado por 1 hora. A massa dobrará de tamanho,

Para o molho, bater todos os ingredientes no liquidificador. Bato com casca, sementes, com tudo, pois uso tudo orgânico.
Esticar a massa, bem esticada na assadeira e deixar descansar por 10 minutos. Ela crescerá mais um pouco. Enquanto isso, pré aquecer o forno em temperatura alta, aproximadamente 250o.
Acrescentar o molho, a cobertura e levar ao forno alto, até que a massa esteja levemente crocante (entre 10-15 minutos).


Mangia che te fa bene!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato