18 outubro 2015

Pão de tapioca (bolo de caroço) barbaramente saudável

Descobri essa receita, fiz minhas adaptações (para variar) e ameeei!!! Ela vem do Maranhão.

Para quem quer reduzir o glúten ou até não pode ingeri-lo, é uma boa opção, principalmente porque leva chia também, o que reduz o índice glicêmico(IG) da tapioca.

Muitas pessoas comem tapioca achando que estão fazendo uma boa troca por não ter glúten, entretanto desconhecem seu alto IG (aumenta o nível de açúcar no sangue rapidamente). Então é bom ter cautela.
"sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidade...quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a liberação de insulina pelo pâncreas..." (http://adies.com.br/site/a-diabetes/indice-glicemico/)

Ingredientes:
1/2 kg de farinha de tapioca granulada (a mesma que usa para cuscuz doce)
2 colheres de sopa de chia
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
700 ml de leite de sua preferência (usei fresco integral diluído, +ou- 500 de leite e o resto de água)
Sal a gosto (deixe bem salgadinho pois no forno, o sal quase desaparece)
Polvilho doce para dar liga

Preparo:
Deixe a tapioca de molho no leite até que ela hidrate, em torno de 1 hora. Solte com um garfo e misture com as claras em neve e as gemas. Acrescente os demais ingredientes. Mexa tudo com as mãos. Se precisar, acrescente polvilho doce para formar as bolinhas (o tamanho de mini pão é o que fica mais saboroso) e leve ao forno médio (usei 230o) até ficar dourado (levou em torno de 40 minutos.

Dica - fiz também numa forma de pão. Ficou parecendo aquele bolo de mandioca tipo puxa-puxa. Não é ruim, mas não combina com o sabor salgado. Os pãezinhos ficaram espetaculares!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato