20 outubro 2015

Economizando água com a máquina de lavar

Não só em tempos de crise hídrica, mas algumas economias são fáceis para serem colocadas em prática. Claro que muitos não acham necessário pois a água não falta em suas torneiras. Eu também pensava assim, pois não tinha sentido na pele o que era ficar sem água ou com pouca água, situação bem comum para outros tantos há muito tempo.
Como diz um ditado - "uns aprendem pelo amor, outros pela dor" -eu completo, que muitos nem pela dor...
A crise não bate mais na minha porta, mas desde que passamos por um pequeno período com ela, aprendi algumas coisas e permaneço praticando, levando em consideração que se economizo, isso trará benefícios para as gerações futuras e é para isso que me empenho cada vez mais para ser uma pessoa que busca respeitar os recursos que tem.
Então, segue um vídeo de como faço para reaproveitar a água da máquina (depois de ter danificado a mesma e aprendido a forma correta de fazer isso).
Comprei uma lixeira de 100 litros, que fica ao lado da máquina, e lá despejo a água da última ou penúltima lavagem, que reuso no molho da lavagem seguinte.

Dica 1:
- vão reparar que tem uma rede (aquelas de fruta), amarrada na mangueira da máquina. Isso evita que caia sujeira, na água que armazeno. Também faço o mesmo quando vai direto para o esgoto. Os resíduos ficam presos na rede, basta ficar atento para não acumular muita sujeira na rede e prejudicar o funcionamento da máquina.

Dica 2:
- ao encher a máquina com a água armazenada, ela parece que não enche, mas isso é só até uma parte. A minha, por exemplo, vai armazenando no reservatório interno dela, até o momento em que ele está cheio e o tambor começa a encher também.

Dica 3:
- cuidado para não molhar o painel da máquina. Foi essa bobagem que fiz e danifiquei a minha.

Dica 4:
- a mangueira de despejo não pode ficar muito baixa, se não a água pode retornar para a máquina e queimá-la.

Dica 5:
- não esqueça de manter o local de armazenagem fechado enquanto não usa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato