28 outubro 2015

Amaciante ecologicamente correto e economicamente bom para o bolso

Há poucos dias, minha amiga Silvana falou que usava vinagre na última lavagem das roupas e que ficavam macias pois ajudava a retirar completamente o sabão. Testei e amei!!!

Não uso amaciante há um bom tempo, primeiro, porque achava enjoativo o cheiro de amaciante na roupa e depois, também por descobrir o quanto é prejudicial para o meio ambiente.

Pesquisando aqui, pesquisando ali, li que o vinagre possui ácido acético que neutraliza as cargas negativas deixadas pelo sabão nas fibras da roupa :
"...durante o processo de lavagem das roupas, ao entrar em contato com a água, a parte polar da molécula do sabão se liga à água e a parte apolar, à gordura. Durante o enxague, as moléculas do detergente saem com a água levando a gordura..., o excesso de moléculas do sabão fica aderidi à fibra, conferindo carga negativa ao tecido..., o que dá à roupa aquela característica áspera e ressecada".

Como fazer:
- o ideal é usar vinagre de vinho branco, aproximadamente 100 ml para cada 5 kg de roupa;
- não precisa diluir, utilizar na última lavagem ou colocar no recipiente de amaciante, se a máquina possuir;
- se tiver cheirinho depois da lavagem, ele some após secar;
- não utilizar em roupas com tecidos finos e delicados.


fonte: (http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2015/06/13/vinagre-no-lugar-do-amaciante-sim-o-truque-funciona-aprenda-a-usar.htm)










2 comentários:

  1. Adorei a dica do vinagre. Vou testar aqui em casa. Obrigada Barbaramente Saudável.

    ResponderExcluir

Obrigada por entrar em contato