25 junho 2015

O desperdício assustador de alimentos

Outro dia, fui pela primeira vez na Ceagesp sem ser na feira de varejão que já conhecia.

 O lugar realmente é incrível, enorme e não conheci nem 1/3 de tudo o que há lá dentro. Mas, ao mesmo tempo que fiquei surpresa com o tamanho e a variedade, minha decepção foi ainda maior ao ver o desperdício sem tamanho de alimentos.

Já havia assistido diversas reportagens mostrando isso, mas quando a gente vê ao vivo, dá um aperto no coração, uma sensação de impotência tão grande ao imaginar tantas pessoas passando fome e tanto alimento jogado fora, e uma grande parte em boa condição para consumo.

Essa foto é apenas uma pequena parte do que vi, bem pequena mesmo. Pessoalmente é triste, muito triste.

No box que fui, vi que havia um caminhão de coleta solidária e pelo que entendi, eles vão recolhendo para doação, os alimentos que já não estão mais em condições de venda . Pesquisando sobre isso, encontrei essa matéria que explica melhor sobre o Banco de Alimentos .

Mas, mesmo com essa coleta, o desperdício é enorme e fiquei pensando o seguinte:

1- Por que há tanto desperdício? Armazenamento inadequado, manuseio sem cuidado, menos procura do que oferta, logística e planejamento de tempo para distribuição mal calculados, um pouco de tudo isso ou nada disso?

2- Por que um produto ainda em bom estado para consumo não é aceito para venda? Estamos cada vez mais exigentes desnecessariamente ou o comerciante prefere jogar fora do que vender por um preço mais baixo?

De fato, desconheço as respostas, são apenas perguntas que ficaram vagando em minha mente e me deixaram ainda mais pensativa.

Há pouco tempo, vi diversos compartilhamentos sobre o incentivo para compra de frutas e legumes "feios" na França e pesquisando, descobri que essa iniciativa também já ocorreu em Portugal e em ambos os casos foi bastante satisfatória. Abaixo, tem um vídeo muito interessante da campanha "frutas e vegetais inglórios" feita por um supermercado francês.




O mesmo poderia ser feito aqui. Não me incomodo nem um pouco em comprar frutas ou vegetais "feios" estando bons para consumo. E você, compraria?

Precisamos cada vez refletir mais e mudar nossas atitudes. A fome, o lixo, a destruição do nosso planeta são devastadoras e todos temos participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato