18 maio 2015

Reaproveitamento de água sem danificar máquina de lavar

Bom, acho que alguns devem lembrar que meu primeiro texto sobre sustentabilidade falava exatamente como fazia para aproveitar a água da máquina de lavar, que pode ser visto também aqui - Água, você sobrevive sem ela?

O problema é que minha máquina acabou parando e um dos agravantes foi exatamente o método que utilizava.

O que ocorreu foi que para armazenar a água da última lavagem, precisava interromper o despejo de água pois não tenho tanque ao lado dela e fazia esse armazenamento em baldes. Além disso, a própria mão molhada e até água que pode ter caído no painel foi agravando a situação. Resumo da ópera, ela parou de vez. E essa brincadeira me custou R$500...

Conversando com o técnico, fui orientada a não fazer mais isso e também descartar a outra ideia que tinha, de colocar uma bombona de 120 litros em cima da secadora para despejar essa água dentro e depois jogar novamente na máquina. Isso porque, a bombona precisa ficar na mesma altura ou abaixo da máquina. Portanto, já criei uma nova organização na lavanderia para poder colocá-la ao lado e fazer um sistema de reuso que não prejudicará o funcionamento da minha fiel escudeira.

Enquanto não compro a bombona, resolvi aproveitar a água do banho que armazeno na banheira. O técnico explicou que posso colocar água na máquina manualmente, com ela desligada.
Algumas pessoas podem ficar com "nojinho" e até pensar - credo, que horror aproveitar a água do banho para lavar roupa! - mas pense bem, uma pessoa que toma banho diariamente, não acumula tanto suor, já que o clima está ajudando, e tem uma boa higiene, não tem razão para que essa água seja suja para colocar a própria roupa de molho, principalmente porque depois disso, a máquina ainda faz 2 lavagens com outra água.

Tudo é questão de que forma você encara e se prepara para o futuro. Se ocorrer realmente uma seca agora ou daqui a alguns anos, não quero ser pega de surpresa e muito menos, não quero pensar que eu poderia ter mudado alguns hábitos e contribuído para economizar.

No youtube, criei um canal onde agora vou carregar videos que considere interessante compartilhar, como o caso deste primeiro onde mostro como aproveitei a água, veja o vídeo!. -  Reaproveitando água da máquina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato