03 maio 2015

Alimentação canina barbaramente saudável

Meu primeiro filho é o Yakult, um chihuahua que fará 6 anos no próximo dia 8 de maio.

Desde que ele veio para a família, já com 7 meses, em 2010, procurei alimentá-lo com o que havia de melhor no mercado de rações e confesso que o organismo dele sempre reagiu muito bem, não tenho do que reclamar.

Porém, mãe é mãe, ficava com uma pulga atrás da orelha se realmente era o melhor para ele. Cães são carnívoros e contra fatos não há argumentos, exceto em casos especiais, por alguma restrição que acredito verdadeiramente ser fruto dos anos de domesticação que nós, humanos, provocamos.

Por isso, o excesso de componentes, mesmo numa ração de 1a linha, me intrigava. Sem falar nos transgênicos, dificilmente algum componente à base de soja e milho não será.

Já acompanhava o site "cachorro verde" há algum tempo e queria colocar em prática as sugestões deles.

Conversei com a vet que o acompanha desde sempre e ela concordou.

Só não consigo dar carne crua e ossos, é muito desagradável para mim aquele cheiro dentro de um apartamento, mas sigo um cardápio bem balanceado e variado para ele.

Não é apenas dar a mesma comida que fazemos em casa, há alguns alimentos que não fazem bem para eles e precisamos ter cautela, assim como há aqueles essenciais que não podem faltar.

A proteína animal por exemplo está sempre presente e dou preferência aos miúdos de frango orgânico - moela, rins, figado e coração.

O suplemento de cálcio, também presente diariamente, vai em forma de farinha. Guardo as cascas dos ovos orgânicos, bato no liquidificador e acrescento na comida dele.

Os grãos devem ser dados com cautela e de preferência integrais. Na foto, podem ver que é arroz branco, mas foi em pouca quantidade, orgânico, com quinoa e linhaça, e apenas 1 dia na semana para variar um pouco.

As informações bem detalhadas podem ser encontradas no Cachorro Verde

Lembrando que a higiene bucal tem que ser redobrada, já que o acúmulo de alimento nos dentes é maior. Converse com o vet de seu cão antes de qualquer modificação na alimentação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato