20 maio 2015

3 fatores importantes antes de trocar seu celular

Hoje, lendo uma matéria sobre o impacto da produção de smartphones no meio ambiente, resolvi escrever esse texto. Além dos pontos lá destacados bastante importantes, incluo mais 3.

Sei que o apelo tecnológico é forte, mas pense bem antes de trocar o seu:

1- É realmente necessário ou é apenas comichão por consumo?
Os avanços tecnológicos estão quase que na velocidade da luz, mas você sobrevive sem estar com o último lançamento hiper ultra mega blaster atualizado.  Acredite, você sobrevive sem! Não se deixe manipular...

2- Tem certeza que o seu está defasado e precisa mesmo ser trocado?
Por exemplo, nessa nova atualização do whatsapp, tive que deletar alguns aplicativos porque ele não instalava de forma nenhuma, não cabia nem na memória interna, nem no cartão. Na hora pensei - preciso de um celular novo- mas depois avaliei se todos aqueles aplicativos eram de fato necessários, conclusão, não. E permaneço com ele há um pouco mais de 1 ano.
O mesmo não ocorreu com o da minha mãe, o android dela era muito antigo e não rodava direito a nova versão, conclusão, sim, precisou comprar um novo. Detalhe, o dela, era o meu anterior, quase 3 anos de uso e continuarei utilizando apenas como câmera, pois é melhor que a do meu, e com chip de mais uma operadora.
Pelo que sei, para quem tem iphone, isso dificilmente ocorre, você só troca se for por comichão tecnológico mesmo :)

3- O que vai fazer com o antigo?
Provavelmente não vai utilizar o antigo, vai deixar guardado em uma gaveta esquecido, até o momento em que resolver organizar seus pertences (se um dia fizer isso rs), ou vai simplesmente jogar fora. Lembre que há descarte adequado para esse tipo de produto, mas antes de pensar em descartá-lo, veja se não é útil para alguém que não "precise" de tantos recursos de última geração. Tem sempre alguém que só quer um celular para fazer e receber ligações, não faz muito tempo, mas também utilizávamos para isso rsrsrs.


E quanto à matéria que me levou a esse texto, você encontra aqui - Quanto custa um smartphone para o planeta? É 'salgado'
foto: tecnologia en la actualidad 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato