14 abril 2015

Cranberry (oxicoco) - minha paixão

Você conhece essa frutinha deliciosa?

No Brasil, é mais comum encontrarmos os sucos, mas também é facilmente encontrada desidratada, muito semelhante às passas, só que vermelha e bem mais cara:( Nos mercados municipais custa em torno de R$58/kg mas compro na zona cerealista por R$38/kg.

Além de deliciosamente azedinha tem propriedades muito benéficas para a saúde.

"O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento. O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.

Algumas pessoas usam cranberry para aumentar o fluxo de urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre. A ingestão da fruta ainda é comum entre portadores do diabetes tipo 2, da síndrome da fadiga crônica, do escorbuto, da pleurisia, decâncer e de doenças cardiovasculares pelo alto teor de antioxidantes nela presentes.

Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactériaHelicobacter pylori na mucosa estomacal, evitando, assim, gastrites e úlceras. Há evidências também de que o cranberry seja capaz de barrar a colonização de bactérias periodontopatogênicas, causadoras da placa bacteriana."

Mas, como tudo na vida, cuidado com os excessos. Pode soltar o intestino e alguns sucos disponíveis também levam açúcar, então sempre leia o rótulo.

fontes: minha vida e cranberrybrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato