26 abril 2015

Batata Yacon - já ouviu falar?

Ontem, compartilhei no instagram a foto de um prato que preparei utilizando a yacon, mas nem todos conhecem.

Muito semelhante a uma batata doce na aparência, porém com casca escura, a yacon é originária dos Andes e é consumida há muito tempo em vários países da América Latina. Tem grande produção no interior de São Paulo e por aqui é facilmente encontrada. Um pouco mais cara que a inglesa e a doce, porém seus benefícios compensam o preço.

Também conhecida como "batata do diabético" é recomendada no tratamento de colesterol alto e diabetes tipo 2 pois possui inulina, um açúcar de baixa caloria que não ocasiona picos de glicemia, e frutooligossacárico, sendo rica em fibras que estimulam a flora intestinal.

"Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras" (Roberto Navarro, nutrólogo)

E também:
- tem poucas calorias
- aumenta a saciedade
- fortalece a imunidade
- rica em potássio

O sabor é semelhante a uma pera mais dura, praticamente sem gosto e é recomendado que se coma crua, mas não fica ruim quando cozida num ensopado, por exemplo, entretanto, seus nutrientes são mais presentes quando consumida crua.

Como em casa, ninguém gosta de consumi-la crua, utilizo substituindo a batata inglesa, por exemplo, como na foto abaixo. Assim, os carnívoros da família consomem :)



fontes: sites "revista viva saude" e "minha vida"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato