27 março 2015

Aproveitamento integral de alimentos - 0% de desperdício e 100% de saúde e economia!

Nem sempre sabemos tudo o que podemos utilizar de um alimento. Acabamos jogando no lixo nutrientes muito importantes para nossa saúde, além também de dinheiro!

Você sabia que algumas cascas, talos e folhas são mais ricos do que o próprio vegetal ou fruta? Porém, não acho recomendado utilizá-los quando o alimento é convencional, pois geralmente os agrotóxicos se concentram em maior quantidade neles. Só utilizo integralmente quando orgânicos.

Vou listar aqui, alguns que utilizo e posso afirmar que são muito saborosos:

1) Casca de banana - há poucos dias compartilhei a receita de bolo de casca de banana
Rica em potássio e vitamina C (o dobro da polpa), além de vitaminas A e B, e também fósforo.

2) Casca e sementes de abóbora - cozinho junto com a própria polpa. Acho bastante saborosas.
As sementes também são ótimas tostadas com um pouquinho de sal; aperitivo bem gostoso. São ricas em triptofano, zinco, magnésio, proteínas e ferro. Também conhecidas como um bom vermífugo.

Se fizer um purê de abóbora, a casca amassada é imperceptível (no caso de abóbora japonesa ou paulista)
A casca é rica em fibras, vitamina C e carotenoides.

3) Talos e folhas de beterraba - deliciosos em sopas e também refogados. O talo é tão saboroso quanto a própria beterraba.
Os talos possuem flavonoides, importantes contra o envelhecimento das células.
As folhas são fontes muito mais poderosas em vitamina C do que a laranja.

4) Ramas de cenoura - muito comum na culinária japonesa no preparo de tempura, mas também são ótimas cruas em salada e o uso que mais gosto é desidratada e transformada em farinha. Essa farinha pode ser utilizada no preparo de pães e bolos. Fica muito bom.
Muito mais rica em proteínas, vitamina C, fibras e cálcio do que a própria raiz.
Para preparar a farinha de rama, basta deixá-las secar ao sol. Depois de alguns dias, ela estará bem desidrata e basta bater no liquidificador (foto abaixo).
Essa matéria é interessante - Ramas de Cenoura

5) Folhas de nabo - podem ser usadas refogadas ou em sopas.
Tem propriedades anti-inflamatórias, vitaminas A, C, E e K, manganês, betacaroteno e ômega 3. É considerado um remédio natural para artrites e inflamações.

Enfim, quase todas as folhas, talos e cascas podem ser utilizadas. Pergunte a um nutricionista, pesquise, experimente e aproveite, você só tem a ganhar!





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