26 janeiro 2015

Tapioca - a queridinha das dietas da moda

Já que o tema de alimentação abordado foi o glúten (Glúten - vilão ou mocinho?), nada mais justo que uma receitinha de tapioca para aqueles que querem reduzir ou retirar o glúten e também para quem quer comer algo muito saboroso e saudável.

Compro a goma pronta (o que não é o melhor), mas ainda vou testar fazer em casa com polvilho azedo.

Há várias marcas de goma no mercado. Tem uma que gosto muito que parece mais soltinha, algumas outras parecem meio pegajosas. A dica é sempre peneirar (eu faço isso direto na frigideira com fogo apagado. Geralmente tenho ajuda profissional para peneirar, com supervisão direta embaixo do ajudante :)


Para um tamanho médio de tapioca, utilize 3 colheres de sopa da massa peneirada.


Costumo fazer o que chamo de "tapioca beneficiada" rs. Misturo na massa 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça ou de beringela. Não altera o sabor e nem a liga. Geralmente faço recheada para mim. Gosto com queijo branco e orégano. 


Já meu filho prefere pura, sim, pura! Então faço tipo um "chips" de tapioca. O segredo é espalhar bem na frigideira. Se for uma média, utilize somente 2 1/2 colheres de sopa. 
Usar fogo alto até soltar as bordas, nesse momento, reduzir para o mínimo, virar a tapioca e deixar endurecer. Como ela está fininha, quebrará com facilidade.

- dica - neste caso, não pode deixar buracos na massa, se não ela não gruda e vira um pozinho quando muito fina como na foto

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