08 dezembro 2014

Os orgânicos


Bem vindo à estreia do meu blog! E como não iniciar com um dos assuntos que mais pesquiso, consumo e defendo? Os alimentos orgânicos.

Muitos acham que a febre dos orgânicos virou moda, muitos aproveitam esta onda e nem sempre produzem da forma adequada e muitos super avaliam este produto e usufruem da lei da oferta e da procura encarecendo desnecessariamente esses itens.
O fato é que tento priorizar estes alimentos no meu dia a dia, principalmente aqueles em que a quantidade de agrotóxicos já foi constatada como abusiva e perigosa para a saúde. Obviamente, ainda consumo alguns alimentos convencionais, mas com um certo critério, até porque não quero limitar exageradamente nossa vida fora de casa.

Antigamente, e ainda em algumas cidades permanece assim, o acesso a esses produtos era bem limitado e de custo elevado, o que hoje não é desculpa para os moradores da cidade de São Paulo. Aqui, temos muitas feiras em que podemos comprar diretamente com o produtor e inúmeros itens são até mais baratos do que os convencionais. Uma que recomendo muito é a feira do Parque da Água Branca
FOTO: LUIZ PRADO
Nesse link da Associação de Agricultura Orgânica, você também encontra outros lugares em que pode adquirir produtos orgânicos.

E por que consumir orgânicos? Porque já está mais do que comprovado o malefício do uso indiscriminado de "defensivos" agrícolas principalmente no Brasil, muitos sendo proibidos em outros países.
Porém, não é só o fato de não utilizar agrotóxicos que torna um alimento orgânico, ele precisa garantir um sistema agropecuário sustentável, como por exemplo:
 - respeitar o meio ambiente;
 - valorizar pequenos produtores de comunidades rurais;
 - equilibrar o ecossistema.
 Procure também dar preferência aos alimentos da estação.

Se você mora em outra cidade, recomendo esse site onde pode buscar um local próximo para adquirir alimentos orgânicos, basta digitar o endereço e no mapa aparecem as indicações (diminua o zoom para visualizar mais locais)

Assim, utilizando esses alimentos, você busca equilíbrio para a sua saúde e para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato