18 dezembro 2014

Docinhos barbaramente saudáveis!

Como ontem falei sobre alimentos que detonam nossa saúde, aproveito hoje para compartilhar uma receita da Bela Gil que fica maravilhosa.

É claro que, muito de vez em quando , comer um brigadeiro, um cajuzinho, não vai te matar, mas o problema é quando isso vira hábito e você sai atacando em tudo quanto é festa que vai ou compra por simples compulsão.
Além da moderação, há a questão do paladar. Quanto mais acostumado você está a sabores muito doces, mais dependente deles fica.
Posso assegurar que é possível mudar isso. Não existia alguém mais formiga do que eu até metade deste ano e isso mudou.
A mudança não foi apenas por questões de estética, de querer emagrecer, mas por buscar alimentos mais saudáveis.
Quando me dei conta, cada vez mais estava achando tudo muito doce ou muito salgado pois estava acostumando com o que fazia em casa, super equilibrado, sem aditivos, sem exageros.

Essa receita particularmente, tem um pequeno detalhe que pode colocar tudo a perder :)
Na segunda vez que fiz, foi um total fracasso! Utilizei amendoim cru e ficou um sabor horroroso de amendoim verde. O pior, fiz para meus vizinhos e crianças, aff, ninguém comeu, só minha vizinha que comeu por educação kkkkkkkkk.

Então, utilize amêndoas ou castanhas cruas. Com amendoim, precisa ser torrado :D

Ingredientes:
- 1 xícara de castanha do caju crua
- ½ xícara de tâmara
- ¼ de xícara de cacau em pó
- 1 pitada de sal marinho
- 2 colheres óleo (na receita original utiliza óleo de coco, deve realmente ficar mais gostoso)

Preparo:
Colocar as castanhas de caju de molho na noite anterior (umas 8 horas de molho). Escorrer a água e bater as castanhas no processador por 30 segundos. Adicionar a tâmara, o cacau e o sal e processar até que os ingredientes estejam bem misturados e com boa consistência. Se precisar, adicione óleo para misturar melhor a massa. Faça as bolinhas, como os docinhos de festa e pode passar em nozes trituradas, coco ralado, chocolate amargo triturado, o que preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato